Para exercer a profissão, os Designers de Interiores precisam ser criativos, imaginativos e artísticos, mas, igualmente, disciplinados, organizados e empreendedores. Devem combinar uma visão estética com habilidades práticas e conhecimentos técnicos. Sobretudo, exige-se desse profissional a sensibilidade para trabalhar bem com o Cliente na busca de soluções que sejam adequadas a cada projeto.
Na hora de decorar ou reformar a casa uma questão atormenta a vida de muitas pessoas que se vêem diante de inúmeras opções de revestimento, mobiliário, iluminação e acessórios existentes no mercado, cada vez mais, com grande diferença de preços e estilos. Por onde começar?
Saiba quais são as funções de um Designer de Interiores durante a execução de uma obra:
- Pesquisa e análise dos objetivos e desejos do Cliente materializados em documentos e estudos preliminares que fundem essas necessidades com o conhecimento técnico do profissional, garantindo ao projeto funcionalidade, conforto, segurança e qualidade estética.
- Confirmação dos estudos preliminares e adequação das soluções propostas ao orçamento do Cliente.
- Seleção de cores, materiais, revestimentos e acabamentos coerentes com os conceitos estabelecidos na criação e que estejam em consonância com as características sócio-psicológicas, funcionais, de vida útil, de durabilidade e de proteção ao meio ambiente.
- Especificação de mobiliário, equipamentos, sistemas, produtos e outros elementos, bem como, providenciando os respectivos orçamentos e instruções de instalação e planificação de cronogramas de execução.
- Elaboração de plantas, elevações, detalhamento de elementos construtivos não estruturais paredes, divisórias, forros, pisos, layouts de distribuição, pontos de hidráulica, energia elétrica, iluminação e de comunicação e design de móveis e definição de paisagismo e outros elementos.
- Adequação de toda a intervenção às leis e regulamentos municipais que se fizer necessária.
- Coordenação de todos os profissionais que vão atuar na execução do projeto.
- Compra de todos os produtos, sistemas e equipamentos após cotação e aprovação do Cliente.
- Acompanhamento de toda a obra registrando as ocorrências tais como: alterações, substituições e adequações técnicas e orçamentárias.
Gostei muito das dicas, sei que vou usar bastante
ResponderExcluir